Secretaria Acadêmica

A Secretaria
A Secretaria Acadêmica tem por finalidade gerenciar os registros dos dados acadêmicos, garantindo a segurança e a fidelidade das informações prestadas, bem como as do arquivo dos documentos sobre sua guarda.
Matrícula

A matrícula é o ato formal de ingresso no curso e de vinculação a Faculdade Capim Grosso-FCG, com contrato bilateral que geram direitos e deveres de ambas as partes, assim como a aceitação, pelo aluno, das disposições contidas no Regimento Geral da Instituição. Ao matricular-se em um curso o aluno assumi a semestralidade integral deste, conforme estabelece o contrato de prestação de serviços educacionais. O regime adotado é semestral, tendo o aluno que renovar sua matrícula a cada semestre. O período de matrícula é divulgado em calendário acadêmico, e realizado na Secretaria Acadêmica, em prazos estabelecidos no calendário acadêmico.

Formulario de Matrícula
Contrato de Graduação Presencial
Contrato Pós Graduação
Renovação de Matrícula

Para renovar a Matrícula, o aluno deverá estar com todas as parcelas das mensalidades do semestre anterior quitadas. A renovação de matrícula é obrigatória para os alunos que já pertencem à Instituição, no prazo estabelecido no Calendário Acadêmico. A Instituição se reserva o direito de somente efetivar a renovação da matrícula após o cumprimento pelo aluno das obrigações contratualmente assumidas para a renovação dos serviços.

A não efetivação semestral da matrícula, no período estabelecido no Calendário, representa abandono de curso e desvinculação do aluno da Faculdade, assumindo a inteira responsabilidade de regularização da sua situação financeira perante a Instituição, cujo retorno somente poderá se dar mediante expressa solicitação e existência de vagas.

É importante que o aluno mantenha seus dados cadastrais atualizados, especialmente telefones e e-mails.

Formulário de renovação
Matrícula fora do prazo

Após o encerramento do período estabelecido para que o aluno possa efetuar sua matrícula, ele deverá solicitar, via requerimento formal, sua matrícula fora do prazo. Em seguida, efetuar o pagamento de taxa equivalente a 10% do valor da mensalidade, para analise e deferimento ou indeferimento dependendo da justificativa apresentada.

O período final para realização de matrícula fora do prazo é o equivalente a 25% do total de frequência exigida pelo MEC.

Requerimento

APROVEITAMENTO DE DISCIPLINAS

O aluno transferido ou provindo de outras Instituições de Ensino Superior está sujeito às adaptações curriculares que se fizerem necessárias, inclusive para integralização de créditos, aproveitados os estudos realizados com aprovação no curso de origem.

O aproveitamento de disciplinas, bem como as adaptações necessárias para tanto, serão determinadas e concedidas pela Coordenação de Curso, observadas as seguintes e demais normas da legislação pertinente:

O aluno deve solicitar o aproveitamento de estudos por meio de requerimento, anexando o histórico e as ementas das disciplinas cursadas na outra IES, no período divulgado em calendário.

DISCIPLINA EM REGIME ESPECIAL

Tem como objetivo possibilitar aos alunos regularmente matriculados que não obtiveram êxito em alguma disciplina e/ou que não tenha sido cursada (adaptação), uma forma alternativa de assegurar-lhes o prosseguimento de seus estudos, visando minimizar os problemas decorrentes da reprovação.

SEGUNDA CHAMADA

O aluno que não comparecer a trabalhos acadêmicos com fins avaliativos, poderá solicitar a segunda chamada, desde que requerida em 3 dias úteis após sua realização, feito o pagamento da taxa estabelecida e comprovando uma das seguintes situações:
-Motivo de saúde, comprovado por atestado médico;
-Motivo de força maior, a critério do professor responsável pela disciplina e coordenador do curso;
-O não comparecimento à prova de 2ª chamada implicará em uma nota 0,0 (zero) na avaliação.

Independente do motivo que levou o aluno a realizar a segunda chamada, não será concedida a isenção do pagamento da taxa.

PROVA SUBSTITUTIVA

É uma oportunidade para o aluno que alcançar a média parcial maior ou igual 7,0 (sete), com frequência igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária total da disciplina.

O aluno que não obtiver Média Final igual ou superior a 7,0 (sete) em cada disciplina poderá requerer PROVA SUBSTITUTIVA, no período determinado no calendário acadêmico.

A nota da Prova Substitutiva será trocada pela nota parcial menor; Havendo reprovação depois da realização da Prova Substitutiva, o aluno poderá requerer a prova final.

O período de solicitação e aplicação da Prova Substitutiva é divulgado no Calendário acadêmico a cada semestre.

EXAMES FINAIS

Será concedido exame final ao aluno que, com frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) obtiver na disciplina média inferior a 7 (sete) e igual ou superior 4 (quatro).

Não haverá exame final nas disciplinas que envolvam conteúdos essencialmente práticos, e a nota mínima de aprovação nestes casos, deverá ser igual ou superior a 7 (sete).

Os exames finais serão no final de cada semestre letivo e o assunto da disciplina será cumulativo.

O resultado final, decorrente do exame final, será obtido da média aplicando-se o peso 6(seis), a média do final do semestre e o peso 4(quatro) à nota do exame final, sendo aprovado aquele cujo resultado seja igual ou superior a 5(cinco) mediante critérios adotados pela IES.

ATESTADOS DECLARAÇÕES E HISTÓRICOS

Os prazos mínimos para atendimento às solicitações são definidos em tabela de prazos, exposta em anexo logo abaixo e na secretaria acadêmica desta IES.

TRANSFERÊNCIA

A transferência para outra instituição deve ser solicitada na secretaria, através de requerimento.

A liberará de Transferência se dará após apresentação de estado de vaga da outra IES e mediante pagamento de taxa correspondente.

A guia de transferência será encaminhada à Instituição de destino, num prazo máximo de 20 dias, após a chegada do atestado de vaga, juntamente com: todos os documentos do aluno; quadro curricular; planos de curso das disciplinas em que o aluno obteve aprovação e histórico escolar atualizado.

Para o aluno que tiver pendência financeira, documental ou com a Biblioteca, não será deferido o pedido após a regularização.

TRANCAMENTO

O aluno poderá requerer trancamento de matrícula, expondo os motivos que a justifiquem, para o semestre em que estiver matriculado, no prazo estabelecido em Calendário.

Só será concedido o trancamento ao aluno regularmente matriculado, com as parcelas devidamente quitadas até a data do requerimento, e com nada consta da biblioteca e da secretaria acadêmica.

Não há trancamento no 1º semestre letivo do curso.

O prazo máximo de trancamento de matrícula não poderá ultrapassar a metade da duração do curso.

A solicitação de trancamento de matrícula deverá ser feita na secretaria pelo próprio aluno ou seu procurador.

FORMULÁRIOS

Para Solicitar utilize o Formulário de Requerimento e envie digitalizado para secretaria@faculdadecapimgrosso.com.br.

Saiba mais sobre valores e prazosaqui.

​ ​
Aproveitamento de Disciplina

O aluno transferido ou provindo de outras Instituições de Ensino Superior está sujeito às adaptações curriculares que se fizerem necessárias, inclusive para integralização de créditos, aproveitados os estudos realizados com aprovação no curso de origem.

O aproveitamento de disciplinas, bem como as adaptações necessárias para tanto, serão determinadas e concedidas pela Coordenação de Curso, observadas as seguintes e demais normas da legislação pertinente:

- O aluno deve solicitar o aproveitamento de estudos por meio de requerimento, anexando o histórico e as ementas das disciplinas cursadas na outra IES, no período divulgado em calendário.

Colação de Grau

A Colação e Grau Geralmente pode ser realizada com ou sem solenidade. Sendo que a com solenidade será na presença das autoridades da Instituição, dos alunos, dos familiares e convidados.

A Colação de Grau requer a aprovação em todas as disciplinas, a realização do Estágio Curricular Obrigatório e a elaboração e defesa, com aprovação, do Trabalho de Conclusão de Curso.

Cada turma deve eleger sua comissão de Formatura;

Para deferimento da data de Colação de Grau, a Comissão deve solicitar com antecedência mínima de dois Meses, respeitando o período estabelecido em Portaria.

Após deferimento da data solicitada, o aluno deverá solicitar, individualmente, com antecedência mínima de 15 dias.

A Instituição tem normas estabelecidas em Portaria de Colação de Grau, a qual disponibiliza para a Comissão de Formatura.